Palavras à Milanesa

Palavras à Milanesa
Não! Este blog não é de gastronomia. Mas de palavras. À Milanesa. Palavras simples como este prato de arroz com feijão, bife e batata frita.

segunda-feira, 30 de julho de 2012

Rodrigo Otávio





Um prédio antigo, de quatro andares, sobre pilotis e vagas para os carros numa garagem meio improvisada. Ficava na avenida Rodrigo Otávio, bem ali na Gávea, no Rio de Janeiro. De frente pra praça com grandes e frondosas árvores que nos recebiam generosamente todos os dias. Tinha sol da manhã e vista para o Cristo.

Apartamento pequeno, dois quartos. Mas as crianças sabiam usar cada espaçinho daquele imóvel. Tinha até o pedaço de um cômodo adaptado, que se transformou para a Fernandinha e o Fernandinho no que, carinhosamente, eles chamavam de “varandinha”. Uma espécie de play interno com dois metros por dois se minha porção arquiteto não me engana. Ali cabia de tudo e todos os sonhos deles estavam lá depositados.

Nunca vou me esquecer daquele apartamento. Foram 6 anos. Uma vida. Uma vida como a do Nandinho, de 6 anos. Foi ali, na Rodrigo Otávio, que o Nando deu seus primeiros passos. Tirou a fralda, deixou de fazer xixi na cama, mudou de escola duas vezes e se transformou num rapazinho. A Nandinha, quando lá chegou, era uma esperta mocinha de 4 anos. No curso dos acontecimentos, ela se transformou numa “moça” esplendorosa, desabrochando para a vida, com 10 anos, completando sua primeira década vencida, de muitas outras se Deus quiser.

Quantas e quantas vezes Fernandinha e Fernandinho saíram pra brincar na pracinha de frente do prédio com as crianças da vizinhança. Nós literalmente ocupamos a praça. Fizemos faxina na praça, varremos a praça, cuidamos da praça. As crianças vão levar isso com elas. Quando crescerem, elas poderão se orgulhar de terem ocupado uma praça. Nem todos têm o privilégio de terem uma praça em frente ao prédio em que moram. Elas tiveram. E como é bom.

Os anos passam rápido. Eu ainda me espanto. No entanto, o passar dos anos nos brinda com o prazer e a possibilidade de ver os filhos crescerem. De ver, também, em nós mesmos as transformações que a vida nos impõe e as transformações que impomos à vida. Afinal de contas, estamos num jogo. Ora a vida cede, ora cedemos à vida. E o mais importante é que nesse jogo não há perdedor. Sigamos, assim, em busca de transformações. Sigamos em busca de uma praça para nossos filhos e nossas crianças brincarem e crescerem. Obrigado Rodrigo Otávio!


*Em tempo: Pouca gente conhece a avenida Rodrigo Otávio, embora muitas pessoas passem por ela diariamente e não saibam seu nome. É aquela avenida que tem suas duas pistas divididas por uma praça e pela qual todos que vêm do Jardim Botânico em direção à Barra, no Rio de Janeiro, precisam passar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário